Entrevistas




Entrevista com Mantus Guitarrista da Banda Pátria. Ele conta sobre a recente trajetória da banda que iniciou suas atividades no ano de 2008.

 Por nekromanthorn@yahoo.com.br



1) A horda Patria surge em 2008, mas a partir de uma ideia antiga. Quais as razões para esta pequena demora em colocar em prática esta nobre vontade? O surgimento da horda Patria tem relação com o término de Mysteriis?




Talvez tenha mais a ver com a minha mudança de estado, pois saí do Rio de Janeiro e vim para o Rio Grande do Sul/Serra Gaúcha e com isso me obriguei a parar por tempo indeterminado com os projetos e bandas que eu tinha lá. Na realidade o Mysteriis já estava parado desde 2005, que foi quando fizemos nosso último show e resolvemos dar um tempo. Pouco antes de me mudar minha banda principal e ativa era o Darkest Hate Warfront. Sempre fui envolvido com vários projetos e esse estilo mais orgânico de Black Metal é o que cativa a minha alma. Aqui no Sul conquistei uma amizade muita grande e depois de estar com a minha vida estabilizada resolvi voltar a tocar, dai surgiu a ideia do Patria. De qualquer maneira era algo totalmente sem compromisso, quase que para o meu próprio ego, sem muros e sem me prender a nada. Eu tinha como ideia inicial fazer um som puramente simples, obscuro e barulhento se comparado com tudo que eu já tinha feito antes. Algo restrito... Para poucos ouvidos, altamente individualista que pudesse ser absorvido apenas pelas pessoas certas. 

2) Já foi dito que o nome Patria nada tem a ver com nacionalismo, no entanto não há como fugir desta idéia, pois "pátria" é um conceito político... Concordas? Qual a real motivação para esta escolha?

Discordo! Patria é apenas uma palavra antes de ter sido interpretada conceitualmente com qualquer traço político. Ela em seu significado mais arcáico pode ser interpretada de várias outras maneiras. Mas entendo que bastante gente ainda não entendeu o significado deste nome. Sempre há aquela famosa ligação com patriotismo, fascismo, regionalismo e outros "ismos" ingratos, o que nem de longe corresponde com o significado verdadeiro da nossa Patria. Escolhemos esse nome exatamente por existir essa conotação filosófica e subjetiva por trás dele. É também um nome simples, direto e de fácil entendimento tanto no Brasil como fora, e era o que estávamos procurando passar. Gostamos de deixar claro que não somos nada fãs do Brasil, governamelmente falando... Chegamos a beirar a vergonha! Nosso governo é um dos mais corruptos do mundo, nossas leis são falhas e parecem apenas beneficiar bandidos. Não existe forma de ter qualquer tipo de orgulho amplo de algo que depende do trabalho e atitude alheias, menos ainda quando essa corja se mostra tão incompetente. Um bando de filhos da puta ou aspectos negativos podem estar presentes em qualquer lugar, ramo, região ou etnía. Nossa alienação não chega ao ponto de defender cegamente uma mentira tão descarada! Além disso somos incrédulos de que exista superioridade entre os povos e digo mais, não ligamos para cores, mas sim caráter. Temos asco pela política e achamos que isso não deve de maneira nenhuma se misturar com a filosofia por trás do Black Metal. Mas voltando a sua pergunta... Para nós, o significado da palavra Patria em Latin pode também ser interpretado como "paternidade", até mesmo um lugar onde habitamos, que nos adota como filhos! Essa sim é a nossa Patria, que representa o Black Metal e a escuridão! O mundo do qual fazemos parte! Espero que dessa forma fique bem claro para todos...

3) Explique a história sobre o primeiro lançamento da horda, lançado no mesmo ano de seu advento ao mundo?

O primeiro lançamento na realidade foi a demo "Hills of Mist" em 2008, porém a mesma não teve promoção quase nenhuma. Foi algo que fizemos para nós mesmos e para saber como toda aquela ideia iria soar. Apenas distribuímos para pouquíssimos amigos e alguns selos com os quais estávamos conversando sobre a possibilidade de lançar um primeiro trabalho. Agora oficialmente falando, nosso primeiro álbum foi o "Hymns of Victory and Death", lançado pelo selo russo Monokrom. Esse álbum foi o primeiro passo da síntese do que seria o Patria. Acho que com ele alcançamos a sonoridade que gostaríamos de seguir, que foi o ponto mais importante pro começo de tudo.

4) Nos explique as letras de The Origin e Hills Of Mist, os dois hinos que estão neste CD Demo?

"The Origin" é uma música instrumental, uma espécie de introdução experimental que usamos na demo. Já a faixa "Hills of Mist" fala muito sobre a força e beleza da natureza e como ela pode ser ao mesmo tempo cruel e obscura.

5) "Hills Of Mist" foi lançada sem apoio de distro ou selo... Foi através deste material que obtiveram o apoio do selo russo Monokrom?

Em parte sim, mas o que despertou de fato o interesse deles pelo Patria foi o primeiro álbum "Hymns of Victory and Death". Já tínhamos ele praticamente pronto antes de assinarmos com o Monokrom, então eles puderam saber exatamente com o que estavam lidando, o que tornou a coisa bem mais fácil.


6) O que este selo russo fez pela horda?

Mesmo o Patria não estando mais assinado com eles, tenho muito a agradecer o Monokrom. Sem eles não sei o que seria do Patria, já que foram os verdadeiros responsáveis por terem colocado nosso material disponível de maneira digna. A confiança que nos deram e todo o trabalho deles foi fantástico! Sou muito grato por todo aquele apoio e inclusive graças a eles estamos hoje assinados com a Drakkar, pois foram os próprios que fizeram a ponte, monstrando nossa música e nos conseguindo o contrato.

7) A horda lançou mais de um material por ano, qual o segredo para tamanha atividade?

Sou maníaco por música, vivo dela e dedico minha alma ao meu trabalho e projetos da melhor maneira que eu posso. As pessoas fazem escolhas... Eu escolhi não seguir nada e ninguém! Sou dono da minha liberdade e isso faz de certa forma que eu trabalhe muito mais, porém que eu tenha ao mesmo tempo uma maior possibilidade de me dedicar as coisas que eu realmente gosto de fazer. Além disso tudo, o Patria era uma vontade minha antiga e que acabou sendo possível de verdade com a ajuda de Triumphsword, que vestiu a camisa e por sermos praticamente vizinhos, a coisa flui com uma rapidez muito grande. Todas essas razões aliadas ao meu tempo "parado" enquanto eu reorganizava minha vida pessoal, fez com que minha gana fosse ainda maior.

 8) Os membros de Patria possuem diversos outros projetos e hordas, poderias detalhar cada um deles?

Sim, eu recentemente retornei com o Mysteriis, tenho o Vinterthron, que está parado, e ainda outros pequenos projetos em andamento. Triumphsword tem a Thorns of Evil, Land of Fog e também trabalha em novos projetos que estão a crescer aos poucos...
Em relação a esses projetos, ainda não temos muito o que falar. E para quem não conhece o Mysteriis, Vinterthron, Thorns of Evil e Land of Fog, pode acessar os respectivos links:


9) O MCD Gloria Nox Aeterna teve uma prensagem limitada a 250 cópias. A horda considera que o black metal deveria permanecer oculto ou ser mostrado a pessoas bem selecionadas, por esta razão a pouca divulgação deste material?

Em partes acredito que sim... Mas o motivo da tiragem limitada não foi apenas esse. É que na época não éramos conhecidos o suficiente, o nosso selo Monokrom não tinha uma distribuição ampla, faltava um pouco de capital pra investir no lançamento e além disso material em EP não tem uma aceitação muito grande. Hoje em dia é muito difícil ser seletivo em relação ao alcance que um certo tipo de material tem. É dar cabeçada na parede por nada! A internet está ai! Hoje é apenas mais fácil ter esse acesso a tudo, mas essa questão que você levantou já acontecia mesmo quando se trocava cartas escritas pelo próprio punho. Sempre haverão modistas, indecisos e idiotas infiltrados na cena! Não há nada que possa mudar isso! Mas acredito que essas pessoas nunca vão entender o real significado do Black Metal e com o tempo elas se colocarão pra fora automaticamente... É aquela velha seleção natural! Underground não é pra qualquer um! Tem que correr no sangue!



10) Vocês não abordam glorificações ou invocações a Satanás em suas letras e o logotipo da horda não possui simbologias satânicas, qual o lugar do satanismo na opinião tua e/ou da horda?

Não somos uma banda que aborda assuntos religiosos, simplesmente por não vermos espaço pra isso na música do Patria. Somos exatamente o oposto! Mas ao mesmo tempo sou a favor de tudo que vá contra os dagmas falidos das religiões do planeta. Somos uma banda anti-religião! O satanismo de certa forma tem esse lado simbólico de revolta e obscuridade, que o torna interessante... Vejo ele como uma força opositora o que me faz pessoalmente respeitá-lo. Porém procuramos não falar sobre esse lado nas letras do Patria... Defendemos um conceito similar presente na ideologia satânica que é a individualidade e liberdade do ser, mas de uma forma mais pagã e niilista... Com uma conotação mais espiritual e ritualística! 



11) Desde a primeira demo lançada em 2008 até hoje houve diversificações nos assuntos abordados nas letras?

Acredito que um pouco sim... No começo falávamos muito de natureza e misantropia. De lá pra cá nossas letras começaram a ter uma tendência talvez um pouco menos romântica e mais direta, abordando espiritualidade e críticas a cristandade e religião em geral. Mas o isolamento e nosso encanto com a força da natureza ainda se faz presente até hoje, mesmo que não tão explicitamente.

12) Atualmente a horda conta com o apoio do selo francês Drakkar. Quais razões para o término da aliança com o selo russo que lançou três CDs da Patria?

Eles próprios acharam que não estavam mais a altura de fazer um trabalho e distribuição que o Patria merecia. Então nos indicaram pessoalmente a Drakkar, com quem já tinham contato de negócios e tornaram a assinatura do novo contrato possível.


13) "Death's Empire Conqueror" é o mais recente lançamento da horda, um single importado, ou seria uma nova demo? Comente sobre este único hino presente no CD?

Na verdade esse single foi lançado como forma de antecipar a promoção do nosso último disco "Liturgia Haeresis". Essa música foi lançada digitalmente e distribuida mundialmente por grandes lojas como o iTunes, Amazon e Napster... Mas ela faz parte do "Liturgia Haeresis", é a primeira faixa do disco.


14) Quais os hinos da Patria estão disponibilizados através da internet/youtube? O que pensas sobre os bangers mais radicais que discordam desta postura (divulgação do underground na internet)?

Extra-oficialmente muitos, é claro. Dificil termos esse controle... Mas oficialmente liberamos apenas os nossos video-clipes "Old Blood Legacy", "Culto das Sombras" e "Umbra Patri" no Youtube e no nosso Facebook é possível ouvir algumas músicas também.
Em relação aos bangers radicais que criticam a internet... Quero mais que eles se fodam! Não pagam as minhas contas! Cada uma pensa e fala o quer... Assim é a vida!


15) Como definirias a ideologia da horda Patria?

Filhos da natureza e da liberdade espiritual pregando o individualismo e a extinção da igreja e seus dogmas religiosos hipócritas.

16) Faça uma auto-crítica em relação a horda Patria?

Nunca fico totalmente satisfeito com a produção de um disco nosso. Estou arduamente buscando a sonoridade perfeita! Sempre acho que pode melhorar e só resolvo parar de mexer quando eu vejo que é um vício sem fim e que se eu não resolver fechar a tampa, o disco não sai. E quando digo sonoridade perfeita, não quero dizer esse som de plástico e cristalino sem graça e originalidade que é feito hoje em dia, mas sim algo rústico, orgânico e sujo como pede o estilo.

17) Espero que tenhas apreciado esta nossa conversa e deixes um recado aos leitores do blogue Blasphemic Art!!

Obrigado pela força! Convido todos a fazerem porte de nossa página no Facebook: www.facebook.com/blackmetalpatria. Esperamos poder encontrar com vocês em breve! Salve o Metal Negro Brasileiro!!!












Entrevista com Solrac Lord Seremoth lider da antiga Horda Lord Satanael. Ele nos contoa sobre sua trajetória no Metal Extremo, o início da Horda e dificuldades de achar integrantes que honrem tocar em uma Horda.

Por: nekromanthorn@yahoo.com.br

1)Hail, Irmão Solrac Lord Seremoth! Conte-nos como iniciou a sua trajetória pelo black metal e pelo underground?

Hails! Comecei a me interessar por montar uma horda de Black Metal em meados dos anos 80, mas só fui conseguir encontrar integrantes para iniciar a mesma no início dos anos 90. Aprendi a tocar bateria nesta época e no início da horda fui baterista, mas devido a ter dificuldades em encontrar um guitarrista que conseguisse criar um som como eu almejava. Tive então que aprender também a tocar guitarra e assim comecei a compor as músicas para a horda.



2) Faça um breve resumo sobre os primeiros passos da horda Lord Satanael...

A horda surgiu 91, fundada por mim, Lord Seremoth. Na época quatro integrantes vieram a fazer parte da 1ª formação da horda, que no início chamava-se SATANAEL. Com 1ª formação a mesma gravou uma DT ensaio que foi divulgada há alguns zines e hordas da época, e teve uma boa repercussão no underground. Em 9 , ocorre a saída de três integrantes da horda por não mais se identificarem com o Black Metal e o underground. Ficando apenas eu, Lord Seremoth, na mesma. A horda ficou parada até 98 quando retorna a ativa com LORD ARGANION (vocals/bass), LORD SEREMOTH (eletric guitars) e LORD S. AZATHOTH (drums). Neste mesmo ano descobrimos a existência de uma horda Italiana com o mesmo nome SATANAEL e por este motivo mudamos o nome para LORD SATANAEL. Em 2000 gravamos a primeira demo oficial "BLACK MOON PROPHECY". Mais tarde o batera Lord S. Azathoth é expulso da horda por perda de ideologia e atitudes. Continuam na horda Lord Seremoth e Lord Arganion. Em seguida, ocorre um relançamento da DT "Black Moon Prophecy" pela parceria dos selos TOTAL WAR RECS e SEPHIROTH RECS. Mais tarde a horda fechou um contrato com a Total War records e o selo MORBID REASONS 666 e assim saiu o CD do Lord Satanael.  



3)Qual o significado para ti do nome Lord Satanael?

Para mim é como um senhor do inferno e que representa o mal, a escuridão, o satanismo e a glória infernal.  

4) Conte sobre as constantes trocas de formação, pela qual quase toda horda passa!

Existe um grande problema de se conseguir encontrar pessoas sérias, confiáveis e com postura, ideologia e atitude underground para se levar uma horda de Black Metal. E que com o passar dos anos elas continuem firmes nestes sentidos. O pior é que alguns integrantes costumam lhe deixar na mão na hora que você mais precisa, que é quando você está para gravar músicas novas, tem show marcado. Aconteceram casos até de integrantes que a namorada fez o cara largar da horda e literalmente bundar/falsear do
 underground e para o metal. Quando tentávamos achar integrantes, alguns amigos nossos do meio underground até fizeram parte, e aí quando não dava certo e os tirávamos da banda, ainda ficavam indignados, sendo que quando entraram para a horda, era deixado muito claro para eles que se vacilassem seriam retirados da horda...
Também era complicado achar caras que soubessem tocar ou já tocaram Black Metal, em cidades pequenas de interior em que morei. Tivemos muitas dificuldades principalmente em encontrar bateristas, pois a grande maioria deles eram  molengas preguiçosos, só queriam tocar musicas Black/Doom Metal arrastadas, e viviam reclamando que nosso som era muito rápido que cansava muito. Depois de passar por todos estes aborrecimentos e mais alguns, achamos melhor estarmos apenas em dois integrantes. Se um dia encontrarmos guerreiros que sejam dignos de assumir os postos que estão vagos na horda, aí voltaremos tocar ao vivo.



5) Te consideras um satanista?

 Sim, me considero um satanista.

6) Haverá black metal sem satanismo?

O satanismo, bem como o anti-cristianismo, anti-judaismo, fazem parte da essência do verdadeiro Black Metal. E para mim não tem como não ser assim.

7) Qual a tua posição perante a ideologia chamada de Thelema, criada por Aleister Crowley?

Analiso sempre tudo que leio em ocultismo, magia e ideologias. Assimilo para mim as coisas que acho proveitosas. A thelema tem partes que eu acho interessantes, outras nem tanto. 


8) Objetivamente, quais as falhas, os defeitos, os pontos fracos do cristianismo?

Citaria alguns como: As cruzadas e a inquisição que perseguiram e/ou mataram pessoas por serem de outras religiões que não a deles, ou mesmo as que não seguiam nenhuma religião. E então obrigavam a eles , a se tornarem cristãos. Fizeram o mesmo aos pensadores, cientistas, filósofos, astrólogos, ou qualquer outro que a igreja considerasse um ameaça ao cristianismo. Isso por estas pessoas fazerem o simples ato de pensar, fazer outras pessoas pensarem e questionarem os ensinamentos do cristianismo.  A hipocrisia do cristianismo, pois se dizem defensores dos bons costumes, mas fazem vista grossa a diversos casos de padres pedófilos. Também a falsidade dos cristãos, pois cometem pecados, pedem perdão e voltam a cometê-los sem parar. As diversas contradições que existem na Bíblia. Sem falar no interesse financeiro como dízimos e outros das pequena$ ou grande$ igreja$ e GRANDE$$$$   negócio$$.

9) Tens alguma admiração por Nietzsche? Achas que ele poderá ser assimilado como uma influência coerente com o black metal?

Sim, tenho uma admiração por Nietzsche! Que foi um grande filósofo e que nos brindou com brilhantes idéias em seus livros. Acredito que muitos se inspirem nele e até tenham como influência suas obras no Black metal. 

10) Quais os temas nas letras da horda Lord Satanael?

 Satanismo, ocultismo, morte, fúria e guerras antigas.

11) Cite um trecho em português de algum hino que represente melhor a ideologia da horda, ou a letra traduzida de um hino na íntegra...

Letra: MESTRE DAS ARTES NEGRAS do CD“ Lord Satanael”

Sobre a sentença da lua negra que reflete seus raios ocultos sobre plantações de ódio.
Onde os arcanjos cultivam a semente do mal supremo com o sangue do filho cristão.
Magistrados pela deusa das trevas LILLITH.
Aos intensos hinos dos rituais místicos das antigas ruínas do templo onde descansa o deus absoluto.
BAPHOMET...
OH Senhor que glorifica a morte, louvado és teu poder e tua soberania.
Por ti aclamo vossa ressurreição para o mundo da escuridão.
Por vosso nome invoco os esquadrões da profana destruição.
Ave BAPHOMET, mestre das artes negras.
Ave BAPHOMET, o glorificador da escuridão.
Ave BAPHOMET, ave baphomet, ave baphomet...
Deus eterno símbolo da fonte inesgotável de poder das trevas.
Por seu reinado tempestuoso guie os bestiais guerreiros pelas profundezas dos abismos da eternidade.
A celebração do sangue virginal antecipa a chegada do destruidor.
As tochas marcam o caminho da putrefação em louvor as hordas que prevalecem desde o inicio.
Contemplamos sua dinastia, grandioso Baphomet.
Que agora está sentado em seu trono de fogo nos domínios do inferno incandescente.
Erguendo seu triunfante reinado de tirania.
Hail Baphomet!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



12) O que achas da relação do war metal com o black metal?

Acho válido o War Black Metal se o mesmo exalte as guerras em toda a sua grandiosa parte de destruição, bravura, batalhas e morte.  Agora não apoio se o mesmo começa a citar e ter idéias de nazismo, racismo e política.

13) Concordas que o black metal, em si, coaduna-se com uma tendência política à direita?

Não concordo com política misturada ao Black Metal!

14) Como são os shows da horda?

Infelizmente por causa de problemas constantes de falta de integrantes. Fizemos apenas um show com o Lord Satanael. Mas tentamos passar toda a fúria e malevolência de nossas letras e músicas ao vivo.

15) Apresentaram-se ao lado de quais hordas?

No único show que fizemos em Campos do Jordão/SP, tocamos com Pactum, Lord Paymon, Unearthly, Corpse of Christ.  

17) Comente sobre os materiais lançados pela horda até agora...

Lançamos uma demo “Black Moon Prophecy”, com 4 músicas, que teve uma boa repercussão no underground.
 O cd intitulado “Lord Satanael” com 6 músicas e de bônus as 4 músicas da demo “ Black Moon Prophecy”.
A repercussão do cd foi positiva e nos agradou bastante.
E o  7 EP também intitulado “Lord Satanael” com duas das 6 músicas do CD. 
Para nós foi a realização de um sonho antigo, sempre gostamos de vinil e sempre quisemos ter algum material nosso vinilizado.



18) Quais os melhores fanzines que chegaram as tuas mãos, e quais os seus editores?

Posso dizer que muito poucos, mas muito poucos zines mesmo, que eu respondi chegaram as minhas mãos durantes estes últimos anos. Tipo, de cada 20 zines que eu participei, aos quais eu enviava fotos, demo, release, etc de minha banda ...  E era combinado de me enviarem a copia do seu zine, o máximo de 1 ou  2  eu recebia minha cópia do zine. Existem exceções é claro! Há zineiros que honraram suas palavras comigo. Mas por terem sido poucos e como isso foi algo que me deixou muito puto e desanimado por alguns anos, e ainda estou um pouco... Então prefiro não responder esta pergunta.

19) Quais os melhores demos que ouvistes?

Algumas das que aprecio muito: Sarcófago – Satanic Lust, Vulcano- Devil On My Roof, Regnum Umbra Ignis – The Cult To The Night Of Times, Behemoth- Mallignante Ascension Of Asthenias (Brasil/Barbacena-MG), Mystifier- Tormenting The Holy Trinity, Expulser - Bloody Cross Of Jesus Christ, Corpus Christi - Unholy, Sextrash - Sadistic Screams, Bestymator - Desire Of Leviaethan, Crucial – Token, Sanatório - House of Death, Disforterror- Black Thoughts Of The Warriors, Necrobutcher - Schizophrenic Christianity, Great Vast Forest- Where The Warriors Ride..., Amen Corner - Eternal Prophecies, Hecate - Sob O Signo Da Magia, Kabarah-The True, Imperador Belial-Visions Of Dark Age, Songe d'Enfer- My Visions In The Forest, Accubitorium - Cadaveris Vivantis, Amaduscias- Moral..Honour..Truth, Temple of Baphomet -Reh Part II, Black War -As the Darkness Prevails , Impetus Maleficum-Adventus Temeratum, Aqueronte- Mensageiros De Abadon, Blackmass-Diabolic Ritual, Profane Souls- Magia E Arte No Reino Oculto.

20) Quais os próximos objetivos da horda?

Estou compondo sons e espero poder gravá-los em estúdio logo que possível.




21) Agradeço o tempo dispensado para responder as minhas perguntas! Hail Satanas!! Deixe um recado aos bangers!!

Eu que lhe agradeço, irmão, pela oportunidade de participar do blog da Blasphemic Art Distro.
Guerreiros e irmãos do underground. Apóiem as verdadeiras hordas de Black Metal de nossa cena e mantenham a antiga chama negra do Black Metal e do underground sempre ardendo altiva e gloriosa.

Contatos:
Solrac Sord Seremoth carloscjr@hotmail.com

_______________________________________________________________________________


 Entrevista com a Banda de Brutal Death Metal Exterminate de Porto Alegre/RS cedida pelo Baterista Iuri ao colaborador Nekromanthor. Ele fala sobre a trajetória da banda. Confiram!!! 



 1)Comente sobre o início da banda Exterminate? 
A banda foi formada em meados de 2005. Durante os anos a banda passou por várias formações.

 

2) Como definem o estilo musical da banda?  
Brutal Death Metal

3) Com que frequencia e aonde ocorrem os ensaios da banda? 
Quatro ensaios por mês no Estúdio Hurricane, do Sebastian Carsin em Porto Alegre.

4) Quais as maiores dificuldades encontradas até o momento?  
Grana para ensaios, gravações e equipamento melhores.

5) Quais os pontos positivos e negativos da cena atual?  
Negativo é que não vai muita gente nos festivais, isso acaba prejudicando as bandas. Positivo é os festivais que o pessoal se esforça pra fazer com aparelhagem boa e lugares bons também.


6) Quais as  bandas aliadas da Exterminate? 
 Finally Doomsday, Decimator, Horror Chamber, The Jokke, entre outras.

7) Vocês costumam ainda adquirir fanzines xerocados ou buscam divulgação apenas via internet hoje em dia? Hoje em dia utilizamos mais a internet, quando temos tempo.

8) Através de que meios a banda está sendo divulgada? 
Internet.

09) Os trabalhos desenvolvidos pela Exterminate são direcionados a quais tipos de pessoas?  
A todos que curtirem metal.

10) Quais os assuntos das letras?  
Abordamos assuntos diversos, entre eles guerras, cristianismo

11) Como funcionam as criações (letras e músicas)? 
Montamos as músicas nos ensaios, conforme vão surgindo idéias. As letras ficam a cargo do Adriano, com algumas idéias nossas.


12) Cite um trecho de alguma música que sintetize a ideologia da banda?  
Your Christ Dies In The Cross.But With The Turned Face.The Shame Of Having Failed In Front Of Your Apostles.Wanting To Change The World And Your Mistakes.Being Betrayed For Who He Defended Betryed For God.”

13) Quais as bandas que influenciam vocês musicalmente ou o que vocês têm escutado ultimamente?
Morbid Angel, Krisiun, Hate Eternal, Nile, entre outras.

14) O que os membros da banda fazem além de integrar a Exterminate (emprego, estudo ou outros feitos no underground)?  
Trabalham

15) Qual auto-crítica sobre o trabalho da Exterminate poderia ser feita?
Ensaio, ensaio e ensaio para cada vez evoluir mais e mais.

16) Qual o diferencial da banda? 
União entre os integrantes nos momentos ruins ou não, e realmente gostar do que fazemos.

17) Comente sobre os shows da banda?
Tocar ao vivo é sempre ótimo, mas acho que um dos melhores foi abrir para o Belphegor e Ragnarok no Setembro Negro em 2011 no Bar Opinião. Puta show.


18) Ao lado de quais bandas já dividiram os palcos? 
Belphegor, Ragnarok, Mental Horror, Decimator, Pilatus, Amasduscias, Pentacrostic, Otargos, entre outras.

19) Tocam quais covers? 
Sepultura – Arise, Slayer - Silent Scream e Krisiun – Creation’s Scourge

20) Comente sobre os registros da banda feitos até hoje? 
Em 2009, gravamos nossa demo intitulada “Insane Fate” com 4 músicas gravadas no Estúdio Hurricane, por Sebastian Carsin em Porto Alegre



21) Qual a opinião da banda sobre o cristianismo invadindo o underground?
Isso vai de cada um. Cada pessoa tem um pensamento diferente.

22) Quais as maiores novidades sobre a Exterminate? 
Iniciaremos a gravação do álbum completo.

23) Agradeço enormemente pela oportunidade em entrevistar a banda! Deixe um recado aos bangers!!
Obrigado pela oportunidade da entrevista. Obrigado ao Rafael e o Mauricio pelo espaço. E pra gurizada, apóiem mais as bandas, compareçam aos shows de metal. Tem muita gente fazendo vários festivais fodas e infelizmente, o público não aparece. Vamos manter viva a cena metal pelo mundo. Exterminate!

____________________________________________________________________________





 Fudida entrevista com Daniel Podre Baixista fundador da Banda Sangria, ele fala sobre a toda a trajetória dabanda, passado, fim e recomeço, planos pro futuro.


Por Mauricio Blasphemor

1)Saudações Caro Daniel Podre!! Para mim um grande honra entrevistá- o amigo. Conte-nos sobre o início da banda Sangria e suas formações antigas.
 Daeee Mauricio valeu pela força que sempre nos deu ae, grande parceria, Cara a Sangria começou em 98 com o Eduardo e o Rodrigo, e após algumas mudanças de formação eu entrei no final de 99, era eu, Eduardo, Rodrigo, Lander (The Sceptic) e o Marcelo, foi a formação que mais durou até aquele momento. Depois que o Marcelo saiu ficamos algum tempo com o Luciano (ximia) de Caxias e em 2004 ficamos sem o Rodrigo. E como em Caxias na época não conseguimos achar outro guitarrista o Eduardo decidiu acabar a banda, e me deu carta branca para reiniciar as atividades na minha cidade em Bento Gonçalves com outros músicos. A formação seguinte foi eu, Aécio(Rotten Penetration e Abate Macabro), Zanella (Lethal Sense) e Rafael que já acompanhava a banda desde o começo e já tinha feito algumas participações em show após a saída do Marcelo. Assim foi mais alguns anos e nos separamos novamente. Agora em fevereiro de 2011 reativei novamente a banda, dessa vez a formação está bem sólida. A Sangria é uma grande parte do que eu sou e não vai mais parar.


2) O primeiro registro foi uma demo com 4 sons. Como foi o processo de gravação?
Cara na verdade a primeira demo era um cd-r demo com encarte frente e verso, bem simples, e tinha apenas duas músicas, fazia tempo que eles queriam registrar os sons e fomos ao Brave Metal Studio em Caxias dia 20/abril de 2002, fizemos tudo muito rápido e a qualidade final não ficou muito boa.


3) Depois de um bom tempo a Banda encerrou suas atividades. Quais motivos levaram o fim da banda?
 Depois que o Lander deixou a banda para montar a The Sceptic, as coisas ficaram mais difíceis pra nós porque ensaiávamos na casa dele, era foda porque nós ia a pé atravessava a cidade com os equipamentos e um tempo depois por volta de 2004 paramos porque o outro guitarrista, Rodrigo, saiu por falta de interesse nos ensaios e parou de tocar, depois quando retomamos as atividades em 2005 com o Zanella após alguns anos também deixou a banda por motivos pessoais.

4) Agora no ano de 2011 a banda voltou com muita força. Como esta sendo está volta aos palcos do underground Gaúcho sendo que a banda o que tem mais feito é tocar ao vivo ? Cite alguns que mais marcaram.
Pois é cara, após alguns anos sem tocar ao vivo eu não tava mais agüentando e o primeiro show dessa volta pra mim foi foda, descarreguei tudo que tava engasgado nesses anos todos, eu tava precisando disso, está sendo muito bom e o público está respondendo muito bem. O Show de Passo Fundo em junho, organizado pelo Rafael é o festival oficial da Sangria foi o II Rotten Hepatic Tissue. O primeiro foi em Caxias em 2005 com várias bandas boas da região e o terceiro esperamos pro ano que vem.O Storm Festival com certeza foi um dos mais marcantes, a galera enlouqueceu se quebrando pra valer. O Show em Caxias com a grande lenda do trash brasileiro Leviaethan foi muito afude também, os shows em Carlos Barbosa com a grande Darkness com mais de 20 anos de estrada e agora o mais importante da história da Sangria dia  06 de dezembro tocando junto com o Dark Funeral em Santa Maria, será a primeira experiência de show grande mesmo que a Sangria vai ter. 


5)Nos diga qual é a atual formação da banda?Os integrantes possuem outros projetos?
 Cara a atual formação é Aécio, Ernani, Rafael, Diegon e Daniel.
O Aécio toca na Rotten Penetration e Abate Macabro.
O Ernani tem o estúdio e esta montando uma banda meio trash.
O Diegon é músico profissional, da aulas de guitarra e tem várias outras bandas inclusive fora do metal.
O Rafael tem alguns projetos, vai fazer uma participação na nova gravação do Ramir e Beatriz (Ex-Embalmed).
E eu tenho vários projetos, estou tirando os sons novos do Raimir e da Beatriz, tem 4 musicas não finalizadas com a Anphisbenah de poa, tem a Azhmodam que estamos correndo atrás de baterista, também estou tentando montar uma banda de trash estilo dos primeiros do Death, Sextrash e tal, e ainda estou querendo fazer um projeto Goregrind e outro Splatter, quem sabe um dia voltar a tocar com o Julio Fighter e Elton Hellish (Ex-Sarcastic) com a Bloodshed, Estou praticando bastante e quando sai alguma música escrevo no guitar pró e vou separando para usar futuramente.


6) A banda Sangria executa um Brutal Death Splatter cheio de variações. Como é o processo de composição das músicas, e quais são as maiores influências da Banda?


Cara estamos compondo sons novos cada vez mais brutais e insanos, eu e o Ernani fazemos alguns Riffs, ficamos tocando junto até ir saindo o som, depois eu e o Rafael fazemos as letras, e finalmente tentamos meter uma batera podre em cima, ouvimos muito metal extremo e bandas da região das antigas, as maiores influenciadoras são Cannibal Corpse, Monstrosity, Suffocation, Malevolent Creation, Cryptopsy, Deeds of Flesh, Dying Fetus, e muitas outras, bandas da região que influenciam no estilo de ser da banda além do som, Sarcastic, Atropina, Lethal Sense, Premature Autopsy, e toda essa podrera que existia aqui na serra a alguns anos atrás.

 7)Quais temas são abordados nas letras e quem as escreve?
Atualmente eu e o Rafael estamos escrevendo as letras, elas são bem splatter falando de atrocidades, mutilação, assassinatos, medicina legal e tudo que é tipo de loucura podre que tu posso imaginar.


8) No Myspace da Sangria já existe uma nova gravação conte-nos sobre o processo da
gravação. A banda possui Stúdio próprio?
Sim o estúdio é do Ernani ele trouxe os equipas da Europa e está inovando no método de gravação, a qualidade está nos agradando muito, o processo é muito simples, depois de bem ensaiados os sons o Aécio grava a batera com o Ernani acompanhando na guita, depois da batera pronta gravamos as guitas o baixo e finalmente o vocal.

9) A Banda iniciou suas atividades no ano de 1998 e teve reinicio agora, poderia nos dizer como era a cena underground do passado e o que tu acha do atual momento do underground nacional?
Falar do Underground nacional é meio foda, mas posso falar do que eu via acontecer aqui na serra e na região. O Underground mudou muito nesses anos, antigamente todos os shows valiam a pena ir porque só tinha a galera underground mesmo, era mais difícil porque não tinha Internet, era tudo através de carta social e cartazes pelas cidades, eu não sei como acontecia mas quando tinha um festival ia
Galera de toda região, os mais fiéis sempre estavam la, era um dia que começava cedo os preparativos e as bebedeiras a galera pegava o bus de tarde e só retornava no domingo, era um dia para beber, curtir e reencontrar os amigos que as vezes não se via a um bom tempo a coisa era mais difícil, sofrida mesmo e portanto valia muito mais para os envolvidos. Era a verdadeira vida do metal.
Atualmente continua com os reais guerreiros do metal sempre na ativa, mas a coisa ta um pouco mais banalizada, com muitas novas vertentes de metal, alguns shows são uma verdadeira piada, eu particularmente, as vezes, me decepciono com algumas bandas e pessoas da nova geração que estão indo a shows underground, muita falsidade rolando, muita gente que se infiltrou só pra se fazer. É foda, mas para os verdadeiros metaleiros e para nós mesmos que vivemos e respiramos o metal de verdade vale a pena continuar e tem muita coisa boa acontecendo no momento apesar de tudo.


10) Qual a tua opinião sobre a internet acha que ajuda ou atrapalha?
Na minha opinião ajuda e atrapalha, ajuda muito na divulgação e para conhecer cada vez mais bandas e pessoas do movimento metal, o mundo ficou menor com a Internet, hoje é possível ter contato com pessoas que estão muito longe e nunca se ouviria falar sem ela, mas atrapalha no sentido de muita gente estranha estar se metendo onde não é chamada, mas cabe a nós selecionarmos o que vale a pena ou não ser divulgado, ouvido e lembrado.

11) Quais as pretenções da banda para o ano de 2012? Surgiu algum contato para tocar fora do Estado? E o Cd oficial quando vêm?
Já surgiu convite para tocar em Belém do Para e em São Paulo, porém com quase nenhuma ajuda de custo não será possível, primeiro vamos investir no CD e em camistas e tal.
Estamos finalizando o CD oficial e a previsão de lançamento é para março com o nome de FLESHBACK, por se tratar de alguns sons antigos que eu queria gravar desde 2002, contará com a participação de vários selos parceiros, inclusive o seu, valeu mesmo o apoio de todos por estarem fazendo isso acontecer, após o lançamento desse cd já estamos com material novo e vamos compor mais sons para lançar em 2013.

12) Para finalizar deixe um recado para os fãs da Banda.
Cara valeu pela entrevista, valeu pela força no lançamento do cd, valeu a todos os outros selos envolvidos nesse projeto que vai ficar muito atrativo para os reais apreciadores do brutal death metal splatter podre e valeu a todos bangers, metaleiros, agalera da região que apóia a banda e sempre vai aos shows, valeu a galera podre das antigas, valeu a todo mundo do metal que esta envolvido com essa causa que faz parte do que somos.
E cara, tu ta fazendo um grande trabalho a favor do metal, parabéns, continue apoiando que a cena só tenderá a crescer. Enquanto isso a Sangria continuará a fazer um trabalho honesto voltado ao metal extremo e podre com o splatter, podem esperar de nós é insanidade e brutalidade nos sons, valeu mesmo a todos que curtem e apóiam a banda.
Vou deixar alguns links para contatos de eventuais selos interessados em entrar na parceria, do site para baxar um som que vai estar no cd e de um vídeo do youtube.

e-mail: splatterpodre@gmail.com

palcomp3 com possibilidade de baxar o som:

palcomp3.com/sangriasplatter/

vídeo II Rotten Hepatic Tissue:

http://www.youtube.com/watch?v=zB4qoLyifIA

Grande Abrassss.........




__________________________________________________________




Por: nekromanthorn@yahoo.com.br

Entrevista com o camarada Hioderman Zartan, grande guerreiro da cena extrema brasileira. Foi editor de diversos fanzines, atuou em bandas undergrounds desconhecidas e hoje apóia a cena através unicamente da internet, lançando bandas, organizando compilações, diagramando fanzines e divulgando festivais. Respondeu as perguntas enviadas via email em poucos dias demonstrando desta forma o seu comprometimento com o underground, já que também teria que responder a outras entrevistas para um fanzine brasileiro e outras  “duas da gringa”, conforme suas palavras. Sinal de que é mais valorizado e reconhecido fora do Brasil?! Com a sua sinceridade de sempre, avisa que a entrevista “ Num tá muito bacana naum mas veja ai se pode usar, ok!!”.

Segue a entrevista com Anaites Recs/Distro/Prod. De São José do Ribamar no Maranhão:



 1) Nobre camarada Hioderman Zartan! Conte como foi que tu começou a ouvir metal e depois a participar da cena underground?
Anaites Recs/Distro/Prod.- Véio, eu comecei a ouvir algo mais leve saca, já ouvi de inicio Titãs (Cabeça de Dinossauro), Janis Jopllin, Led Zeppllin, ou seja, os lances que rolava nas rádios mas aí fui apresentado ao que me daria uma nova visão do mundo,  uma banda tão foda que meus ouvidos tremiam, quando ouvi Utopia Banished pela primeira vez, porra, eu gravei uma K7 e ficava repetindo, putz, como dei raiva aos meus pais quando eu tinha só 15 anos e ouvindo a mesma musica, kkk!! Depois veio Napalm Death, Deicide, Cannibal Corpse, ou seja, tudo de mais brutal que a cena apresentava é e sempre foi bom, putz, ouvir The Iconoclast of Flesh do The Endoparasites era um tesão total!! Isso, tudo era fruto das amizades, isso quando morava em Imperatriz/MA há muitos e muitos tempos atrás, hehe!! Saudades do bons tempos da cachaçada inicial, hehe!
Bom, o lance underground era mais restrito saca, zines só tinha o DEUSDEMOTEME ZINE do batalhador Samuel Slanderer (hoje extinto zine, mas Samuel continua na cena e é o vocal da fudida banda Unborn) e aí me inspirei em escrever cartas, pois naquela época pra um zine chegar na tua mão tu tinha que ter referencias de muitos pra poder ter um zine mas fiz muitas amizades e até um parceiro me ajudou muito (Reginaldo Bastos) e criamos o MYSTIFICATION SHOUT ZINE, este que perdurou até a edição de numero 04 e depois decidimos que o zine iria se separar pois eu estava de viagem pra Fortaleza/CE e ainda tinha um direcionamento mais voltado ao Extremo e o zine na época apoiava ao metal em si, fosse Rock/Heavy ao Death/Black e aí surgiu o THE GOAT SHADOWS este que era totalmente voltado ao Metal Extremo Satânico foi onde começaram o chegar cartas e mais cartas e em decidi que o zine poderia abranger também o Death Metal e o Doom Metal (este que ate hoje é um dos estilos mais apreciados por mim!).
Após 3 edições eu resolvi (após um porre de cachaça, hehe) que o zine estava ganhado espaço na cena e mesmo eu tendo que patrocinar tudo (tu sabe que um zine ate os dias de hoje só sobrevive assim né...) e aí surge ANAITES ZINE (retirado de um livro: Mistérios de Salambô) que ganhei de meu estimado e falecido tio (um poliglota e apaixonado por cultura literária e em deixou um vasto material...).

2) Comente sobre as bandas que tu fizeste parte? Há materiais gravados?
Anaites Recs/Distro/Prod.- Tive muitos projetos, desde um projeto Doom Acoustic a passagens por bandas de HC/Grind a Black Metal, mas nada que possa ser de atenção, pois nenhum saiu do papel graças à falta de seriedade por parte dos “seres” envolvidos... somente um que um grande amigo ainda tentou re-erguer mas pelo fato de eu estar e viagem marcada pra S.J. de Ribamar/MA não veio a ser concluído mas um dia quem sabe eu ache pessoas interessadas e obstinadas a entender o que a música underground representa, hehe!

3) Que estilo era o teu vocal?
Anaites Recs/Distro/Prod.- Meu vocal é de fácil destilação, vai muito com o que ouço, é um tom depressivo e gutural sendo eu um grande apreciador de Doom/Death/Black Metal num poderia ser diferente, hehe!


 4) Ainda sobre o teu passado, tu fostes editor de fanzines no formato antigo, xerocado. Fale a história dos fanzines THE GOAT SHADOW ZINE, ANAITES e GUERREIROS ZINEIROS?
Anaites Recs/Distro/Prod.- Já citei algo na pergunta inicial desta entrevista, mas algo ficou sem explicação, ou seja, o porque de o zine Anaites ter sido enterrado, bom, muitas edições poderiam ter sido feitas e com o auxilio da internet os contatos deveriam ser mais ávidos mas mesmo assim fazer um zine hoje é só pra quem ama e quem não pensa em partes financeiras pois eu sempre tirei do meu bolso pra fazer o zine, bancava trocas de zines, copias grátis e afins e por isso eu decidi que esperar por uma entrevistas respondida, pois mais e 6 meses é complicar muito a vida de um banguer, pois muitas bandas só escrevem quando querem algo do zine mas quando lançam um CD ou CD demo nem lembram daquele banguer lá que fez tudo de “free”, ou seja, bixo, zine é pra quem tem a paciência mesmo e como sou um cabra bruto eu preferi cuidar da minha profissão e ajudar o metal com outros meios...

5) Quantas edições foram lançadas do Anaites Zine?
Anaites Recs/Distro/Prod.- Do Anaites lancei até o numero 10 e este até hoje eu divulgo mas é em CDr com as capas em JPEG pois não xeroco mais, muito trabalho..., preço injusto e tal e ainda tem gente chorando pra baratear!!

6) Cite algumas das principais bandas que foram divulgadas no Anaites Zine?
Anaites Recs/Distro/Prod.- Véio, tive o prazer de ter muitos colaboradores no zine... as entrevistas com: VULCANO (no período do retorno e após isto o Sotto Jr veio a falecer)

7) Por quais razões não elaboras mais um fanzine em papel?
Anaites Recs/Distro/Prod.- É o que disse antes, as bandas hoje (nem todas) não têm mais paciência de responder a uma entrevista prum zine e pior ainda, de continuar o contato após a matéria ter sido exposta saca...

8) Sei que tu faz um grande trabalho diagramando fanzines de contatos teus, como os que eu edito! Quais outros que tu apóias?
Anaites Recs/Distro/Prod.- Véio, seja um zine underground e que precise (e que meu tempo também seja favorável, hehe!) eu tô aí pra ajudar, mas tem que ser um zine de atitude e que faça valer pela cena e não pela mídia saca...! Zines, catalogar é foda, mas o que mais me agradou atualmente diagramar foi O ESTANDARTE DO INFERNO, O COMBATENTE (ambos editados por ti), tô terminando o INTERIOR SOUL ZINE (este que desde o início tem sido diagramado por mim) do amigo Wagner do extinto VURMO ZINE! Veio, sou sincero em falar que tudo que tenho feito tem grande valor, seja zie ou capas de CDs e  os mais atuais são estes aí!

9) Foi teu trabalho com o fanzine Anaites que fez tu ser convidado para participar de um veículo divulgador das grandes bandas pops de metal que foi a Roadie Crew?
Anaites Recs/Distro/Prod.- Véio, eu recebi o convite de um amigo que ate hoje trampa na equipe, mas não aceitei, eu achava que não teria tempo de fazer matérias pra uma revista colorida (nada contra quem gosta) mas até hoje eu não compro revistas nem pra me informar saca... antes (quando eram  undergrounds) eu até tinha tesão em comprar mas hoje, nem penso nisto, gasto minha grana com outras coisinhas, hehe!

10) Tu aceitou fazer parte da revista? Porque?
Anaites Recs/Distro/Prod.- Não, eu sou muito preguiçoso pra ficar correndo atrás de bandinhas da moda pra colocar em uma revista, kkkk!!
Saca só isto!!
Vem uma banda grande tocar no Brasil, quem estampa as capas das grandes revistas do Brasil?

11) Desde quando tu distribui materiais da cena, demos, Cds, Fanzines?
Anaites Recs/Distro/Prod.- Véio, há uns 10 anos ou mais eu comecei a divulgar umas demos e aí vi que dava pra criar uma distro, putz, comecei devagar com uma página xerocada e hoje meu catalogo passa de 80 folhas detalhadas, hehe!! Seja CD, DVD, Demos lançadas ou não por meu selo!! Que, aliás, hoje divido com meu grande amigo Hellfrost...

12) Quais foram os primeiros materiais que tu divulgaste?
Anaites Recs/Distro/Prod.- Véio, o que mais divulguei foi a demo do Hecate, Govanon, Cantas Ad Mortuos, Serberus, Obskure e muitas outras do Ceara, hehe! Lista enorme, hehe!

13) O Anaites começou como um fanzine, depois como uma distro e hoje é um selo?
Anaites Recs/Distro/Prod.- Véio, o selo foi graças a parceria com meu amigo Hellfrost que é um web designer fodasso (cuidou da parte física do site) e que tem a mesma idéia que eu que é lançar CDs oficiais e vender a custos cômodos e que os banguers aceitem e comprem e deixem de ficar baixando CD na internet, pois assim matam a cena, deixando de comprar um CD oficial de uma banda nacional a R$15 ou R$20  dando valor a CDs gringos de R$50, R$60 ou ate R$80 (já vi um e fiquei besta com o preço, hehe).
No ano que vem começaremos a saga oficial, hehe!

14) A Anaites divulga metal e rock nacional? Quais as bandas de rock divulgadas até o momento?
Anaites Recs/Distro/Prod.- Véio, e Rock ainda estamos engatinhando, pois tem que selecionar pra num cair em algum golpe de merdinhas saca... logo isso será vindouro mas quero bandas na linha do Stress, Taurus, Cahve do Sol... antigos, ou seja, Rock Old School mas com fidelidade e sinceridade essa sim é nossa meta, bandas entrem em contato, hehe!

15) Explique como funciona o site do selo Anaites, quais os conteúdos?
Anaites Recs/Distro/Prod.- Véio, nós divulgamos a cena brasileira e sim, temos demos e CDs gringos, mas os preços são bem abaixo do mercado atual!!
Possuímos vasto catalogo atualizando sempre, quase que diariamente!
CDr Demos, Demo-Tapes, Splits..., DVDs e afins... o que envolver o metal underground e que tiver conteúdo nos interessa!
Temos área de News, Comentários de demos onde ate os visitantes podem enviar seu review, entrevistas e a Rádio Anaites Records, é um site humilde, mas feito de banguer pra banguer saca!!!


Capa da terceira compilação organizada por Anaites Recs/Distro/Prod.

16) Qual a contribuição trazida pela era da internet para o underground? Sei que há certa nostalgia pelos tempos antigos aonde tudo era mais difícil.
Anaites Recs/Distro/Prod.- Véio, antes uma carta que mandava pra um gringo demorava até 6 meses pra receber resposta e isto atrapalhava um pouco, mas hoje com os e-mails isso se torna mais rápido tanto com os brasileiros quanto com  os gringos saca, veja só, hoje eu negocio com amigos de fora do Brasil e mando um pacote com muitas capas e uma demo e lá ele faz as cópias e distribui saca... e assim continuamos a divulgar a cena...! Graças à internet saca!!
Eu curto os zines impressos e os coleciono como relíquias, mas acho que ate a divulgação da versão impressa pode ser ajudada pela versão on-line! Hoje muitos têm preguiça de comprar zines, preferem baixar na internet!!!

17) “Somente serão aceitas músicas de bandas envolvidas com a cena Underground e que não possuam ligação com “White Merd@l” ou “Nazi Socialismo”! ou "New Comercialismo".” Isso está escrito no texto sobre a web radio do teu selo. Poderias especificar melhor, dar exemplos?
Anaites Recs/Distro/Prod.- Divulgamos o som das bandas honestas e que compactuem com nossa ideologia saca...!
Não compactuamos com White, NS ou New Metal e isso já é um aviso, no começo rebebi músicas até de bandas seculares (merdas White) e por isso decidimos deixar o aviso aos que se interessam!

18) Quais os próximos lançamentos do selo e os mais aguardados?
Anaites Recs/Distro/Prod.- Veio, este ano ainda lançaremos as demos:
ESCARAVELHO DO DIABO x LUA NEGRA – Split CDr Demo.
TRISTIS TERMINUS split com mais 2 bandas.
MARTIRIO – Malefícios da Morte – CDr Demo
HERETIC MAIGNUM - ...do Abismo de Baphomet – CDr Demo.
Há outros itens agendados, mas vai depender do bolso, hehe!
Oficialmente estamos nos preparando para lançar os CD das bandas: CRUX CULLUM e o MALLEUS mas em breve teremos mais petardos!!! Aguardem!!

19) Tu és pioneiro em lançar matérias através de parcerias com outros elos, como funciona?
Anaites Recs/Distro/Prod.- Véio, isso sempre fiz com minhas compilações, as bandas pagam uma taxa, mas recebem uma quantia de capas a vender por ate R$3 que da pra recuperar a grana gasta e até um lucrozinho bacana pra bancar umas cachaças nos shows, hehe! E assim ambas divulgam nosso trabalhos saca...
Fui convidado atualmente pra participar do lançamento do CD da banda HASS “Unprocessed Dementia”, veio, foi algo inédito, 13 selos, nunca tinha visto isto e desse resultado surgiram varias parcerias, agora devo lançar a demo do FROZEN AEON em parceria com mais 8 selos e em breve estaremos envolvidos com muitos CDs da cena undergorund, aguardem, ano que vem tem uns 6 já engatilhados, hehe!!

20) Quais festivais que o selo Anaites apoiou? E tu já participou da organização de algum evento?
Anaites Recs/Distro/Prod.- Véio, outra cosia que num curto, participar de eventos, sempre sobra muito trampo e ainda sempre um faz mais que o outro e fica pedindo méritos!!! Já apoiamos muitos eventos “undergrounds! De garagem mermo saca... !

21) Rola lucro com teus trabalhos em prol do underground?
Anaites Recs/Distro/Prod.- Tá louco, lucro de quê rapá, só se for o lucro de saber que alguém curtiu seu trampo, hehe! Toda a grana que pego nas vendas é investida em novos trampos, saca, tipo, lanço a demo do FROZEN AEON e com a venda as demos já banco ais um lançamento saca... todos os lançamento são assim, saca, maior parte das demos são enviadas pra amigos de sites, zines, distros e afins e assim vamos divulgando e auto-financiando saca...!

22) Com o selo não há necessidade de ter um emprego?
Anaites Recs/Distro/Prod.- Eu sou cozinheiro, tenho uma humilde lanchonetezinha em casa, sou designer gráfico (com curso e diploma na mão, mas num arranjo trampo, kkkk!), e aí vai!!! Sim, emprego hoje é necessário, escasso, mas é necessário!

23) Algo mais importante para ser dito que eu tenha esquecido de perguntar para esta breve entrevista? Abraço ao nobre camarada!
Anaites Recs/Distro/Prod.- Só agradecer meu caro e dizer que o METAL underground continua vivo e forte e que os que caíram pelo caminham que fiquem ai, pois num merecem permanecer nesta cena!!
E, aos que se interessarem em uma humilde mais sincera divulgação underground que escrevam ou acessem o site, valeu!!


Hioderman "Zartan" Nunes Freitas
Estrada de Ribamar, 270 (prox. ao Bar do Camarão)
Vila São Jose
São Jose de Ribamar/MA
Cep 65110-000
www.anaitesrecords.com
E-mail: anaiteszdp@gmail.com

Link de algumas das fotos ao longo da entrevista:
http://www.thundergodzine.com.br/entrevistaanaiteszine.htm









_________________________________________________________________________________



  
                                                                      Horda Malleus

Entrevista por Nekromanthorn. 
 nekromanthorn@yahoo.com.br

1)      Nobre Lord Aghaven!  Iniciaremos esta entrevista perguntando sobre você: como começou a se interessar pelo metal e pelo anticristianismo?
Bem eu realmente tive meu primeiro contato com o metal em 1981 quando eu tinha por volta de sete anos eu estava na sala da minha casa e olhei na TV um informativo sobre os primeiros discos do Iron Maiden, havia um programa muito antigo de clipes em 82 aonde tocavam AC/DC, KISS, dentre outras bandas dos anos 70 e do início dos anos 80, por indicação de um amigo em 96 comecei a ler e me aprofundar mais no ocultismo e paganismo e ter maiores respostas e convicções a respeito do meu modo de vida.





2)      Teve uma criação cristã?
Eu realmente tive uma criação cristã católica até os 14 anos, porém sempre questionava muito todo o porquê disso, questionava sempre os pontos falhos desse tipo de coisa e não me atraia e nem me identificava com aquilo, porém conhecer é ter poder e hoje posso criticar abertamente, pois vivi os paradigmas de perto.


3) Quais teus primeiros passos no underground?
Em 83 vi na TV os informativos do primeiro show do KISS no Rio sem ter como ir por ter muito pouca idade, o mesmo em 85 no Rock ’n Rio quando realmente foi Rock, fui assistir a meus primeiros shows aonde tocavam mais bandas thrash metal aos 14/15 anos, porém escutava muito em casa o death metal americano e europeu que estava iniciando por volta de 89 e ainda estava começando a aprender a tocar bateria e como era um instrumento bem caro pra manter e muito espaçoso eu preferi passar pras cordas e me identifiquei mais com o baixo, como participante da cena só mesmo em 96/97 aonde comprei meu baixo de cinco cordas com meu primeiro salário e que conservo comigo até hoje, então a partir daí comecei a tocar efetivamente como baixista em meus primeiros projetos, mesmo ainda tendo aulas, e nessa época também já freqüentava os points noturnos do metal carioca.

4) Teus primeiros contatos na cena, quem te influenciou no início?
Eu tive o primeiro contato real com a cena precisamente em 89, pois já freqüentava lojas de metal aqui no RJ e outros locais alternativos de venda de material especializado e vim a escutar Death Metal, já no início dos anos 90 além de já estar escutando Death Metal vim a conhecer o Black metal aonde tive o primeiro contato com as linhas musicais mais ocultistas e de fato anticristãs e foi aonde me identifiquei com o que eu realmente queria fazer.

5) Como tu diferencia a cena na época em que tu começou a participar e hoje?
Antigamente as coisas ainda eram feitas de forma mais honestas, eram feitas na raça e na coragem, não existiam metade das besteiras que existem hoje, as pessoas realmente davam um sentido melhor pro underground e a ser headbanger, resolviam as coisas cara a cara sem ficar com falatório pelos cantos, as pessoas também tinham um melhor senso crítico e tinham uma melhor noção do ridículo, bem, acho que por batalharem mais o pessoal mais antigo dava maior valor ao que construía, hoje em dia com os avanços tecnológicos qualquer um pode ser qualquer merda e se nomear músico e banda, pois é bem fácil pra quem tem dinheiro hoje se sustentar com o vício da vaidade.

6) A horda Malleus foi tua primeira horda?
Não, meu primeiro projeto foi o Rude Answer que era meio thrash/punk, e o meu primeiro trabalho com o Black Metal foi o Dark Prophecy que finalizou em 2003.

7) Qual o significado do black metal pra ti?
O Black Metal é pra mim um estilo musical sombrio, cru e agressivo, é um modo de vida que é a pura essência de protestos contra submissão humana e negação do cristianismo e de outras formas de religião.

8) Quais valores morais te orientam?
Bem não nos orientamos por valores morais, nem acredito nessas questões de moral, acredito na imprevisibilidade da teoria do caos, pois tudo gira em torno da circunstância e momento e acredito que cada indivíduo seja livre pra fazer o que tiver vontade, porém há sempre um preço a pagar pela escolha do caminho que quer seguir.

9) Qual é a ideologia ou filosofia da horda Malleus?
Nós abordamos em nossas letras fatos históricos e culturais, paganismo, e a essência verdadeira dos sentimentos humanos, somos contra todo e qualquer tipo de religião e contra toda e qualquer ideologia hipócrita e deficiente ligada a preceitos e preconceitos pseudo-filosóficos e dogmáticos, que faz com que o homem deixe de ser um ser pensante para ser um mero escravo e coletor de Informações inúteis.


10) O que quer dizer o nome da horda?
Em Latim Malleus:. (Malus) era a forma como os templários e os povos antigos se referiam ao mal sem correr o risco de serem queimados pela fogueira da inquisição, ou seja, era o mal permitido que saia da boca dos homens santos e o nome “ao pé da letra” significa martelo em latim.

11) Como é a sonoridade da horda e assemelha-se com quais?
Em se tratando de som temos como influências bandas clássicas e extremas do final da década de 80 e da década de 90. Nós mantemos sempre o nosso trabalho na linha do Black Metal contemporâneo, porém procuramos ser uma banda original e não queremos repetir o que já foi feito, é como um processo natural de evolução e de aperfeiçoamento da nossa própria identidade musical. E é claro sem esquecer o respeito aos fãs de nosso estilo.

12) Na biografia que está disponibilizada no síte eletrônico Whiplash vocês afirmam como objetivo é "tornar este mundo mais racional e justo". Vocês querem que a humanidade, incluindo os cristãos, viva melhor?
Tentamos com o nosso trabalho levantar o nome do Black Metal como o estilo forte e poderoso que é, executando um som autêntico e sincero, que atraia e conquiste o maior número de pessoas possível e que estejam dispostas a não abaixar a cabeça pra nenhum tipo de religião como um sinal de fraqueza, submissão ou comodismo, que pensem por conta própria, queremos questionar, buscar a verdade e expor ela sempre doa a quem doer e fazer com que as pessoas passem a lutar por seus valores e ideais e assim tornaremos o mundo mais racional e justo.

13) A horda tem 3 hinos no youtube,  Behated Unholy Order, Dark Prophecy Ao Vivo, Renegated By Light.
Como foi o processo de gravação? Há outros além destes hinos com videos-clipes gravados?
Temos esses três e mais um vídeo de ensaio no estúdio e outro com participação de um amigo o Lord Kayaphas com a esposa dele, aonde fizemos um cover da música “lilith’s Embrace” da antiga banda que ele participava lá na Noruega o Ancient, a maioria desses vídeos foram feitos por celular ou amigos com pequenas câmeras que estavam nos shows ou no ensaio e quiseram registrar o momento e postaram nos sites, se não me engano a Renegated tem uma edição de fotos com o som rolando de fundo, bem não temos um vídeo clipe profissional e ainda não pensamos em fazer algo do tipo.

15)Quais os materias gravados pela horda até agora?
Em 2005, foi lançado o cd "Into the Black Path", no final de 2008 foi concluído o segundo trabalho, "Verum Legis", em primeira mão digo que estamos fazendo a divulgação para ano que vem e já iniciamos o processo de gravação do nosso terceiro EP Under the Evil’s Shadows que contará com três regravações e três músicas inéditas.


16) Fale em detalhes sobre eles?
A banda inteira produz material e se envolve no processo de gravação e mixagem e acho que isso é o grande fator para que consigamos sempre compor um trabalho original e sendo assim os trabalhos sempre tiveram uma boa aceitação e permitiram que a banda conseguisse oportunidades de shows importantes e que consolidasse seu nome no cenário, inclusive oportunidades de tocar, no ano de 2007, pela primeira vez fora do estado do Rio de Janeiro.


 17) Como são os shows da horda?
Pelo nosso público claro, sempre fomos muito bem recebidos em shows, o pessoal que gosta e que se identifica com o trabalho sempre comparece aonde quer que tenhamos oportunidade, pois sabem que da nossa parte vão ter uma apresentação impecável, agora por algumas organizações ruins sinceramente não, pois sempre preferiram desrespeitar o público e estragar algumas de nossas apresentações com má regulagem de mesa e corte arbitrário de tempo de show para não ofuscarmos o brilho das estrelas da noite que faziam parte da cúpula deles. Falta profissionalismo ao lidar com música e produção de evento underground, não se têm uma mão de obra qualificada em termos de back stage e muito pouca gente se propõe a trabalhar corretamente e esses sempre acabam sendo sufocados por aproveitadores, oportunistas e exploradores, todos nós estamos sofrendo problemas diretos com mercenários que se acham produtores de eventos e organizadores; e também com playboys e posers que se acham músicos.

18) Tocam quais covers?
Nós sempre optamos por fazer nosso som próprio, não gostamos de tocar músicas dos outros, apenas abrimos duas exceções, uma em um show como já citei, tocamos um cover do Ancient com a participação especial do ex vocal da banda e a outra quando gravamos um cover da música Necromansy pra um tributo ao Bathory para uma coletânea internacional.

19) Quais as hordas e fanzines apoiados por Malleus?
Atualmente quem tem nos apoiado de forma mais direta é a Kvestreb Zine da Turquia e o webzine da Anaites Records, temos os nossos amigos do Berkaial, do Madness em SP, meu amigo do Chile o Lord Hess do Ad Noctum, Lord Cyrius da Austrália do Shrine Amon, bem provavelmente não vou conseguir me lembrar de todos, porém os que têm sido mais efetivos no suporte são esses e alguns amigos individuais que participam de algumas hordas.

20) O que a horda está programando para os próximos dias e meses?
Bem estamos fazendo tudo por processos organizados, esse ano ainda vamos compor mais duas músicas novas, estamos no processo de criação e gravação do nosso terceiro EP Estamos abertos a propostas de shows para 2012, porém somente se valer apena pra nós.

21) Deixe um recado para os bangers?
Em nome do Malleus agradeço pela oportunidade cedida para esclarecer um pouco melhor sobre o trabalho do Malleus e a forma como vemos as coisas, gostaria de agradecer muito a todos que nos apoiaram e incentivaram nos momentos difíceis pelo qual a banda passou, pois é graças a eles que hoje o Malleus é uma banda que está dando continuidade ao seu trabalho, nós fizemos sempre questão de manter nosso nome em uma posição de respeito por trabalhar de maneira honrada e correta, mantendo uma atitude limpa e honesta que corresponda com o que queremos passar. Não estamos interessados em “panelinhas” e falso marketing de “elite” ou “a melhor ou maior banda do mundo” e sinceramente nem precisamos disso para lançar nosso nome ou tocar repetidas vezes em um mesmo evento. Nós lutamos por um ideal coerente e justo de verdadeira união e por uma relação profissional de respeito entre todos os envolvidos, desde a própria banda até o público, este provavelmente o mais prejudicado. Nós não estamos desesperados por dinheiro e nem pelos luxos, ou pelas riquezas ou outros quaisquer benefícios que possam vir e muito menos queremos ser uma banda POP, queremos apenas o suficiente para manter a banda sem ter nenhum prejuízo.